Turquia alerta para "acidentes" em disputa com a Grécia por ilhas do Egeu

Istambul, 16 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, insinuou a Atenas nesta segunda-feira que podem ocorrer "acidentes" caso continue a tensão com a Grécia a respeito das ilhas disputadas no mar Egeu oriental.

"Não é preciso dar passos perigosos: pode acontecer um acidente, ou nossos soldados podem causar um acidente", disse o diplomata durante uma conferência de imprensa em Ancara, transmitida ao vivo pela emissora "NTV".

Çavusoglu se referia assim às manobras gregas e turcas ao redor de várias ilhotas desabitadas, situadas a pouca distância tanto do litoral turco como das ilhas gregas mais orientais, e que ambos os países consideram parte do próprio território.

O último incidente foi informado nesta segunda-feira pelo primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, ao declarar que um comando naval tinha arriado uma bandeira grega içada em uma ilhota ao sul da ilha grega de Samos.

"É preciso evitar passos que abram as portas para tensões. Em Kardak houve tensão com a Grécia. Um barco veio e se chocou com o nosso navio de ataque", lembrou Çavusoglu ao relembrar o incidente ocorrido entre embarcações de ambos os países em fevereiro, perto das ilhotas disputadas de Kardak/Imia, mais ao sul.

"Há algumas ilhotas que não se sabe a quem pertencem. A Grécia diz 'são nossas' e nós, como a Turquia, dizemos que não, que são nossas. Infelizmente, há um ministro de Defesa. Alguns dizem que é bom garoto, outros dizem que é um mal-educado", disse Yildirim ao citar o ministro grego, o nacionalista Panvos Kamenos.

"Não se deve chegar ao nível de romper as relações entre os nossos países por causa da sua falta de educação. Ontem, durante a noite, três civis tiveram essa atitude, e os nossos comandos foram lá e tiraram (a bandeira). Vamos fazer de novo. O outro lado deve evitar este tipo de atitude", afirmou Çavusoglu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos