Chefe do Governo eslovaco assume pasta do Interior após renúncia de ministro

Praga, 17 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Eslováquia, o social-democrata Peter Pellegrini, assumiu nesta terça-feira de forma interina a pasta de Interior, após a renúncia ontem do ministro Tomas Drucker, devido ao mal-estar social pelo assassinato em fevereiro de um jornalista investigativo.

"Como a situação atual na Eslováquia é complicada, acordei com o presidente que não encarregarei nenhum outro ministro para a gestão de Interior. A responsabilidade dos próximos passos será somente minha", disse Pellegrini à emissora "TA3" após assumir sua função das mãos do chefe de Estado, Andrej Kiska.

Drucker apresentou ontem sua renúncia em meio aos protestos sociais que ocorrem desde o assassinato de Kuciak, que investigava possíveis conexões da máfia italiana com pessoas próximas ao Governo.

Esses protestos, os maiores desde a queda da ditadura comunista em 1989, exigem uma investigação imparcial e a demissão do chefe de Polícia, Tibor Gaspar, fato ao qual Drucker se opôs.

Gaspar conta também com o apoio de Pellegrini.

O chefe policial disse hoje que só desistirá se isso for um pedido do ministro de Interior e rejeitou deixar seu cargo só pelas exigências de várias plataformas e movimentos sociais.

"Há muitos outros no país que aprovam a minha gestão", afirmou.

Gaspar foi criticado pela inatividade na luta contra a corrupção e o crime organizado, e também pela sua passividade quando Kuciak, antes de ser assassinado, alertou à polícia sobre as ameaças que estava recebendo.

O assassinato do jornalista sacudiu o país e derrubou o anterior Executivo de coalizão do social-democrata Robert Fico.

Antes inclusive de Fico renunciar, Robert Kalinak já tinha abandonado o posto de ministro de Interior, a quem seus rivais políticos atribuíam vínculos com a malandragem e que tinha sido denunciado pela Promotoria por bloquear investigações policiais contra a corrupção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos