Ministro confirma que sequestrados na região fronteira são equatorianos

Quito, 17 abr (EFE).- O ministro de Defesa do Equador, Patricio Zambrano, confirmou nesta terça-feira que os civis sequestrados na fronteira com a Colômbia são equatorianos, de uma província próxima a Esmeraldas, no noroeste do país.

"A informação que temos e que a Polícia Nacional está processando é que eles são equatorianos", disse o ministro em entrevista.

A revelação foi feita horas depois de o ministro do Interior do Equador, César Navas, ter informado sobre o sequestro de um casal de civis. O crime ocorre quatro dias depois do assassinato de três profissionais do jornal "El Comercio" por um grupo dissidente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Zambrano descartou a hipótese de os sequestrados fazerem parte das forças de segurança do país, uma informação que chegou a ser divulgada por alguns dos veículos da imprensa equatoriana.

A Unidade Antisequestros da Polícia (Unase) tenta, por enquanto, verificar os dados dos sequestrados e encontrar seus familiares.

"Estamos confirmando a identidade, temos suspeitas de quem são as vítimas e estamos entrando em contato com as vítimas. São pessoas próximas à província de Esmeraldas. Eles saíram para viajar e foram sequestrados por delinquentes da região", disse o ministro de Defesa.

A informação chegou ao ministro do Interior através de um vídeo. Na mensagem, o casal pede que o governo que evite que eles tenham o mesmo destino que os jornalistas mortos pelos guerrilheiros.

Navas confirmou que a gravação chegou ao governo por meio de um canal de comunicação "conhecido" de "Guacho", o guerrilheiro dissidente acusado do sequestro e morte dos três profissionais do "El Comercio".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos