Colômbia extradita aos EUA ex-chefe paramilitar "Don Mario"

Bogotá, 23 abr (EFE).- A Colômbia extraditou nesta segunda-feira o ex-chefe paramilitar Daniel Rendón Herrera, conhecido como "Don Mario", aos Estados Unidos, onde será julgado por diversos crimes relacionados com o narcotráfico, informou a polícia.

O antigo líder paramilitar foi entregue a funcionários da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) e aos U.S. Marshals (corpo de delegados dos Estados Unidos), detalhou a polícia em comunicado.

O procedimento começou durante a madrugada e "Don Mario" foi levado ao Comando Aéreo de Transporte Militar (Catam) de Bogotá, desde onde voou aos Estados Unidos, informou o jornal "RCN".

Em 21 de março, o Ministério de Justiça confirmou a extradição de "Don Mario", que é requerido pela Corte do Distrito Leste de Nova York por acusação de "empresa ilícita ininterrupta" e especificamente por fatos de conspiração e tráfico de entorpecentes.

Em 24 de novembro de 2017, a Suprema Corte de Justiça deu via livre para a extradição de "Don Mario" aos Estados Unidos.

O alto tribunal considerou de maneira positiva a solicitação de extradição apresentada pelos Estados Unidos por ter enviado cocaína a esse país entre setembro de 2013 e dezembro de 2014.

Rendón se desmobilizou com o Bloco Élmer Cárdenas das paramilitares Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) como parte da iniciativa que levou em 2006 a seu desarmamento dentro de um processo de paz.

Foi excluído do processo de "Justiça e paz" em 9 de setembro do ano passado depois de que um Tribunal de Bogotá deu a razão à Promotoria, que o acusou de seguir realizando atividades de narcotráfico depois de se desmobilizar.

Então, a Promotoria estabeleceu que "Don Mario" conformou um grupo criminoso que se autodenominava "Águilas Negras Héroes de Castaño".

"Don Mario" é irmão do também ex-paramilitar Fredy Rendón Herrera, conhecido como "Alemão", que está na prisão da Picaleña em Ibagué, centro da Colômbia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos