Topo

China aplaude "momento histórico" que ajudará a estabilidade na Coreia

27/04/2018 06h46

Pequim, 27 abr (EFE).- A China considerou nesta sexta-feira que a cúpula entre os líderes das duas Coreias é "um momento histórico" e confia que a reunião crie uma nova oportunidade para a estabilidade na península coreana.

"Aplaudimos muito este momento histórico", afirmou em entrevista coletiva, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying.

A fonte oficial acrescentou que a China "aprecia a coragem e determinação" que mostraram o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, "desejamos a eles uma reunião bem-sucedida".

Hua insistiu que este encontro na zona desmilitarizada de Panmunjom é um momento histórico e que a China espera que "a reunião ofereça uma nova oportunidade a longo prazo para a estabilidade na península".

Moon e Kim iniciaram na manhã de hoje uma cúpula onde tratarão da possível desnuclearização do regime de Pyongyang, após anos de tensões regionais pelos testes nucleares e balísticos da Coreia do Norte.

O encontro acontece um mês depois que o líder norte-coreano iniciasse sua ofensiva diplomática com uma visita secreta a Pequim, onde se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, e também retomou os laços históricos entre Pequim e Pyongyang após anos de distanciamento.