Topo

Imprensa norte-coreana destaca acordo sobre a "completa desnuclearização"

27/04/2018 23h19

Seul, 28 abr (EFE).- O veículos de imprensa da Coreia do Norte destacaram, neste sábado (data local), o resultado da histórica cúpula entre Pyongyang e Seul realizada ontem, na fronteira e mencionaram o compromisso incluído na declaração conjunta de alcançar a "completa desnuclearização".

"Coreia do Norte e a Coreia do Sul afirmaram o objetivo comum de conseguir uma península coreana não nuclear através da sua completa desnuclearização", afirmou hoje, a agência estatal norte-coreana "KCNA", que representa a primeira publicação de um veículo de imprensa norte-coreano sobre o resultado da cúpula.

A mídia de Pyongyang, como parte fundamental da estratégia de propaganda do regime, sempre louvou o programa nuclear do país, que é motivo de orgulho para os cidadãos e considerada garantia de sobrevivência para o regime.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, selaram na sexta-feira em uma histórica cúpula, um acordo para conseguir "a completa desnuclearização" da península e abrir uma nova era encerre o estado de guerra entre os dois países.

"Sul e Norte confirmaram seu objetivo comum de conseguir uma península livre de armas nucleares através da completa desnuclearização", afirma a chamada como "declaração de Panmunjeom", assinada pelos dois líderes, ao término da primeira cúpula entre os dois países em 11 anos.

Embora não concretizaram-se os passos específicos para alcançar essa desnuclearização do regime da Coreia do Norte, Seul destacou que se trata de um ponto de partida.