Topo

Premiê indiano chega à China para cúpula informal com Xi Jinping

27/04/2018 07h54

Pequim, 27 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, chegou nesta sexta-feira à cidade de Wuhan, na China, onde no sábado participa de uma cúpula informal com o presidente Xi Jinping para aproximar posturas entre as duas potências asiáticas, após um ano de altas tensões bilaterais.

Modi deve visitar hoje o Museu Provincial de Hubei e jantará com o presidente da China, na véspera do encontro entre ambos nessa cidade às margens do rio Yangtsé.

A visita acontece oito meses depois que os exércitos de Índia e China travaram uma disputa na fronteira na região de Doklam (área do Himalaia controlado por Pequim mas reivindicada pelo Butão, país da órbita política indiana) que gerou temores de um conflito armado como o que chineses e indianos tiveram em 1962.

China e Índia aproximaram posturas na fronteira para reduzir tensões, retomando inclusive a realização de manobras militares conjuntas na área, mas o receio continua no campo estratégico, pelo que o encontro de amanhã deve servir para aparar arestas.