PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump diz que sua relação com Merkel é "excelente" desde o princípio

27/04/2018 15h43

Washington, 27 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que sua relação com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, é "excelente" desde o princípio, e a qualificou de "mulher extraordinária" ao recebê-la na Casa Branca.

"Temos uma relação realmente excelente. Na realidade, tivemos uma relação excelente desde o princípio, mas algumas pessoas não entenderam", disse Trump em declarações aos jornalistas antes de sua reunião com Merkel no Salão Oval.

Trump tentou dessa maneira rechaçar a ideia de que sua relação com Merkel é fria, uma noção que ganhou força dos dois lados do Atlântico depois do primeiro encontro bilateral entre ambos, que aconteceu na Casa Branca em março de 2017, menos de dois meses depois de o presidente americano ter chegado ao poder.

Naquela ocasião, as câmeras captaram vários sinais de tensão entre os dois, desde a linguagem corporal na entrevista coletiva até um momento incômodo no Salão Oval, quando Merkel perguntou a Trump se ele queria lhe dar a mão diante dos fotógrafos e o presidente americano não respondeu.

Hoje, por outro lado, Trump sim deu a mão a Merkel no Salão Oval e a definiu como uma "mulher muito extraordinária" enquanto a chanceler alemã sorria sentada à sua direita.

Merkel agradeceu a Trump a "calorosa recepção" e expressou seu compromisso de "aprofundar nas relações" bilaterais.

O presidente americano também parabenizou Merkel por sua vitória nas últimas eleições gerais na Alemanha, em setembro do ano passado, e ela reconheceu que levou um certo tempo para formar um governo, algo que não pôde fazer antes de março devido à longa negociação que foi necessária para formar uma nova grande coalizão.

Internacional