Pompeo chega à Jordânia na última parada de sua excursão pelo Oriente Médio

Amã, 29 abr (EFE).- O novo secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, chegou neste domingo à capital da Jordânia, Amã, na última parada de sua excursão pelo Oriente Médio, após passar por Arábia Saudita e Israel.

Pompeo aterrissou na Jordânia nesta tarde e amanhã se encontrará com o rei Abdullah II e com o ministro das Relações Exteriores, Ayman Safadi.

A decisão do governo americano de transferir sua embaixada em Israel de Tel Aviv a Jerusalém será a principal questão durante as conversas oficiais, além de uma possível solução para o conflito na Síria.

O porta-voz do governo jordaniano, Mohammed Momani, reiterou hoje a oposição do seu país à decisão de Washington de mover sua delegação diplomática, pois "transgride a lei internacional", em declarações em um programa de televisão.

Momani afirmou que este assunto é prioridade nas conversas com Pompeo, já que a Jordânia atua como guardiã dos lugares sagrados muçulmanos e cristãos de Jerusalém Oriental, segundo o acordo de paz entre este país e Israel.

Tanto em Israel quanto em sua parada anterior, a Arábia Saudita, Pompeo centrou suas reuniões no acordo nuclear com o Irã, que ambos aliados dos EUA na região rejeitam.

O presidente americano, Donald Trump, ameaçou se retirar do pacto com Teerã se não houver mudanças em seu conteúdo, uma decisão que pode ser anunciada no próximo dia 12 de maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos