Topo

Pompeo chega à Jordânia na última parada de sua excursão pelo Oriente Médio

29/04/2018 15h47

Amã, 29 abr (EFE).- O novo secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, chegou neste domingo à capital da Jordânia, Amã, na última parada de sua excursão pelo Oriente Médio, após passar por Arábia Saudita e Israel.

Pompeo aterrissou na Jordânia nesta tarde e amanhã se encontrará com o rei Abdullah II e com o ministro das Relações Exteriores, Ayman Safadi.

A decisão do governo americano de transferir sua embaixada em Israel de Tel Aviv a Jerusalém será a principal questão durante as conversas oficiais, além de uma possível solução para o conflito na Síria.

O porta-voz do governo jordaniano, Mohammed Momani, reiterou hoje a oposição do seu país à decisão de Washington de mover sua delegação diplomática, pois "transgride a lei internacional", em declarações em um programa de televisão.

Momani afirmou que este assunto é prioridade nas conversas com Pompeo, já que a Jordânia atua como guardiã dos lugares sagrados muçulmanos e cristãos de Jerusalém Oriental, segundo o acordo de paz entre este país e Israel.

Tanto em Israel quanto em sua parada anterior, a Arábia Saudita, Pompeo centrou suas reuniões no acordo nuclear com o Irã, que ambos aliados dos EUA na região rejeitam.

O presidente americano, Donald Trump, ameaçou se retirar do pacto com Teerã se não houver mudanças em seu conteúdo, uma decisão que pode ser anunciada no próximo dia 12 de maio.