Topo

Tropas do regime atacam milícias no leste da Síria

29/04/2018 14h17

Cairo, 29 abr (EFE).- As tropas do regime sírio lançaram neste domingo uma ofensiva contra as Forças da Síria Democrática (FSD), milícias lideradas por curdos e apoiadas pelos Estados Unidos, na província de Deir ez-Zor (leste do país).

Os combates aconteceram em povoados da margem leste do rio Eufrates, perto de Deir ez-Zor, capital regional, segundo informaram fontes de ambos os lados e ativistas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que morreram nos confrontos pelo menos seis soldados das FSD, entre eles dois líderes das milícias, e vários militares das forças sírias, embora não tenha especificado seu número, e apontou que há pelo menos 22 feridos nas fileiras curdas.

Os enfrentamentos foram acompanhados de disparos de artilharia mútuos contra as linhas de frente, acrescentou a ONG em comunicado.

Segundo o Observatório, as forças governamentais tomaram quatro povoados da região, Al Hisan, Al Yia, Al Yenina e Shaqra, após a retirada das FSD.

A agência oficial "Sana" afirmou que o exército sírio "libertou" quatro povoados controlados pelas FSD, que identificou como Al Hisan, Al Yia, Al Yenina e Huaikat al Maishiya.

Mas as FSD afirmaram posteriormente que recuperaram o controle das quatro localidades em um "contra-ataque" e expulsaram as forças governamentais.

Em comunicado anterior, a aliança de milícias qualificou o ataque do exército de "agressão" que tem como objetivo "dificultar" o lançamento de uma nova campanha das FSD contra as últimas áreas dominadas pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em Deir ez-Zor.

As forças lideradas por curdos dominam zonas do leste e norte da Síria e grande parte da região da fronteira com a Turquia e o Iraque, divididas nas províncias de Raqqa, Al Hasaka e Deir ez-Zor.

Estas áreas foram retomadas do EI no ano passado em uma ofensiva apoiada por tropas americanas e com o suporte aéreo da coalizão internacional capitaneada por Washington.