Marrocos rompe relações com Irã e acusa país de apoiar separatistas no Saara

O governo do Marrocos anunciou nesta terça-feira (1º) o rompimento de relações diplomáticas com o Irã, país ao qual acusa de armar, financiar e formar, por meio do movimento xiita libanês Hezbollah, combatentes da chamada Frente Polisário.

A organização defende a independência do Saara Ocidental, ex-colônia espanhola cujo território é controlado pelo Marrocos, apesar de diversos países terem reconhecido a separação.

O ministro das Relações Exteriores marroquino, Nasser  Burita, afirmou hoje à imprensa de seu país que o rompimento foi comunicado durante a manhã por ele mesmo ao chanceler iraniano, e imediatamente ordenou que o encarregado de negócios do Irã baseado em Rabat deixasse o Marrocos o quanto antes.

Segundo Burita, seu país tem "provas e dados" de que pelo menos um diplomata da embaixada do Irã na Argélia participou "durante pelo menos dois anos" como "facilitador" das relações entre Hezbollah e a Frente Polisário em ações destinadas a capacitar soldados separatistas saaráuis em "ações de guerrilha urbana e ataques contra o Reino do Marrocos".

"Artífices e instrutores militares do Hezbollah", de acordo com palavras de Burita, viajaram a Tinduf para formar comandos da Frente Polisário, mas o caso que ele considerou mais grave foi a entrega aos separatistas, neste mês de mísseis SAM-9, SAM-11 e Strella.

O ministro negou que o rompimento tenha algo a ver com o conflito na Síria ou a situação no Oriente Médio em geral, e ressaltou que se deve a "interesses estritamente bilaterais".

Burita também disse que a ruptura das relações não tem ligação com o povo iraniano ou com o xiismo - um ramo do islã apenas tolerado no Marrocos -, e sim exclusivamente com esta aliança entre o Irã e a Frente Polisário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos