Promotor ameaça citar Trump se ele negar a colaborar com investigação

Washington, 1 mai (EFE).- O promotor americano que investiga a trama russa, Robert Mueller, ameaçou a equipe jurídica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma citação ele negar a colaborar e ser interrogado, de acordo com publicação feita nesta terça-feira pelo jornal "The Washington Post".

Mueller fez esta advertência durante uma reunião no último dia 5 de março, segundo revelaram ao jornal da capital americana, sob condição de anonimato, quatro pessoas com conhecimento do encontro.

Diante das dúvidas dos advogados de Trump sobre a estratégia a seguir com a investigação, que incluíam a não colaboração, Mueller colocou sobre a mesa a possibilidade de citar o presidente para comparecer perante um grande júri.

Esta advertência provocou a ira dos advogados. Um deles, John Dowd, que naquela época liderava a equipe jurídica, teria respondido: "Isto não é um jogo. Você está atrapalhando o trabalho do presidente dos Estados Unidos".

Mueller foi contratado há um ano pelo governo para procurar a suposta ingerência russa nas eleições para a Casa Branca de 2016 e as possíveis ligações entre a campanha de Trump e o Kremlin, embora a investigação tenha sido ampliada para outros aspectos.

Na última segunda-feira, o jornal "The New York Times" tornou público um questionário com 50 perguntas que Mueller entregou aos advogados de Trump, no mês de março, para o eventual interrogatório.

As questões abrangiam um leque de assuntos que Mueller tocou na sua investigação, que este mês de maio completa um ano, embora mostrava especial interesse nas decisões de Trump que poderiam ter sido obstruídas pela justiça.

Além disso, uma dezena de perguntas indagavam sobre as possíveis ligações de Trump e seu entorno com a Rússia.

Trump considerou hoje como "muito vergonhoso" que "as perguntas relacionadas à caça às bruxas russas foram 'vazadas' para a mídia". EFE

at/phg

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos