Governante AKP nomeia Erdogan como candidato a presidente na Turquia

Ancara, 3 mai (EFE).- O governante partido islamita AKP indicou nesta quinta-feira seu líder e presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, como candidato para as eleições presidenciais e parlamentares no país no próximo dia 24 de junho.

Segundo informou o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, os 316 deputados do AKP votaram a favor de Erdogan, que será o candidato conjunto do partido governante e do opositor MHP (ultranacionalista).

Além disso, ele se despediu hoje do seu cargo como "último primeiro-ministro" do país, antes que a Turquia passe para um sistema presidencialista após as eleições de junho.

"Como primeiro-ministro do 65º governo da República da Turquia e como último primeiro-ministro, agradeço a todos em nome do meu país e da minha nação", disse Yildirim durante uma reunião com seu grupo parlamentar do Partido de Justiça e Desenvolvimento (AKP).

A Turquia aprovou em referendo no ano passado uma reforma constitucional que entrega todo o poder executivo ao presidente do país e elimina o cargo de primeiro-ministro.

"O sistema de governo presidencialista apresenta um governo forte e estabilidade permanente", disse Yildirim, em declarações transmitidas pelo canal "CNNTürk".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos