Emirados Árabes Unidos expulsam forças iemenitas de ilha no Índico

Sana, 4 mai (EFE).- Forças militares dos Emirados Árabes Unidos se desdobraram na ilha iemenita de Socotra, situada no Oceano Índico, após expulsar as tropas legais ao presidente Abd Rabbuh Mansur al-Hadi, apoiado por Abu Dhabi, informaram nesta sexta-feira fontes governamentais.

Segundo as fontes, o primeiro-ministro iemenita, Ahmed Obeid bin Daghr, que realiza uma visita na ilha acompanhado por vários membros do Governo, não estava a par da chegada destas tropas.

As tropas se desdobraram na quinta-feira no aeroporto e no principal porto de Socotra, ilha afastada da zona de guerra com os rebeldes houthis.

No total chegaram cerca de cem soldados emirates, cinco tanques e veículos blindados a bordo de cinco aviões de carga militar, segundo detalharam as fontes.

A ilha está a 380 quilômetros do litoral do sul do Iêmen e não foi afetada pelos combates que se desenvolvem desde o final de 2014.

Os Emirados fazem parte da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita e que intervém no conflito desde 2015 a favor de Hadi e contra os houthis.

Apesar da participação militar, os EAU não apoiam o Governo de Hadi e incitam os independentistas do sul do Iêmen a se separarem do norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos