Trump e May conversam sobre reunião com Kim e situação comercial com China

De Washington

  • Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou neste sábado (5) com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa  May, sobre a reunião que ele terá com o líder norte-coreano Kim Jong-un e sobre a situação comercial com a China.

Em comunicado, a Casa Branca detalhou que os dois falaram sobre os planos para a reunião prevista para o fim deste mês ou início de junho. Trump enfatizou seu objetivo de uma Coreia do Norte "desnuclearizada" e "ressaltou o compromisso em garantir que o Irã nunca adquira uma arma nuclear".

Trump disse ontem que já há data e lugar para o encontro com o líder da Coreia do Norte, mas não deu detalhes. Nos últimos dias, ele insinuou que o local poderia ser na fronteira entre as duas Coreias. O encontro entre Kim e Trump será o primeiro entre governantes de Estados Unidos e Coreia do Norte em quase 70 anos de confronto e de 25 anos de negociações fracassadas.

Trump e May também "debateram a promoção do comércio justo e recíproco, particularmente a respeito da China", país com o qual o multimilionário desencadeou uma "guerra comercial" com a imposição de fortes tarifas.

Tanto o presidente americano quanto a primeira-ministra britânica disseram estar entusiasmados com visita do magnata ao Reino Unido em julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos