Topo

Iraque bombardeia sede do Estado Islâmico em território sírio

O tenente-general Mohammed al-Askari fala em seu escritório em Bagdá, neste 6 de maio de 2018. Aviões de guerra iraquianos realizaram um ataque no início do dia contra o Estado Islâmico na Síria - SABAH ARAR/AFP PHOTO
O tenente-general Mohammed al-Askari fala em seu escritório em Bagdá, neste 6 de maio de 2018. Aviões de guerra iraquianos realizaram um ataque no início do dia contra o Estado Islâmico na Síria Imagem: SABAH ARAR/AFP PHOTO

06/05/2018 10h42

A aviação iraquiana bombardeou neste domingo uma das sedes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria, segundo informou o porta-voz do Comando de Operações Conjuntas, Yehia Rasul. Em comunicado, o militar detalhou que o ataque foi realizado por um caça F-16 contra a região de Dushisha, dentro do território sírio.

Rasul acrescentou que "na sede era realizada uma reunião de elementos importantes e líderes do EI" e que o ataque foi "bem-sucedido", nas não deu detalhes sobre mortes. "Continuaremos atacando qualquer lugar que considerarmos que constitui um perigo dentro do território sírio", disse.

Leia também:

No dia 19 de abril, 36 extremistas do EI morreram em bombardeios de aviões iraquianos na Síria. A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, que opera no Iraque e na Síria contra os jihadistas e que deu apoio de inteligência à operação, informou que a operação ocorreu na região fronteiriça de Hajin.

Em dezembro do ano passado, o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, anunciou o final da guerra contra o EI no Iraque, mas o grupo jihadista ainda tem células ativas nesse país, além de controlar algumas zonas na Síria.