Erupção do vulcão Kilauea destrói 26 casas no Havaí

Washington, 7 mai (EFE).- A quantidade de casas destruídas pela erupção do vulcão Kilauea no Havaí aumentou para 26, segundo a última atualização das autoridades locais, que também informaram que outros quatro edifícios foram devastados.

O Condado de Hawaii comunicou que as mais de 1.700 pessoas que foram evacuadas desde que o vulcão entrou em erupção na quinta-feira passada ainda não sabem quando poderão retornar às suas casas, de acordo com a imprensa local.

"O surpreendente foi que na última vez que olhei esses dados (de casas destruídas) só havia cinco casas, e agora há 26", disse o prefeito do Condado de Hawaii, Harry Kim, em declarações ao jornal "Honolulu Star-Advertiser".

Segundo a publicação, poucas pessoas afetadas pela erupção puderam voltar às casas para retirar animais de estimação, bens e remédios "essenciais".

O vulcão Kilauea entrou em erupção nesta quinta-feira, após vários dias de tremores na região, onde nos dias posteriores foram registrados vários terremotos de até 6,9 graus na escala de Richter.

As autoridades habilitaram dois albergues e evacuaram a região residencial mais próxima ao vulcão, conhecida como Leilani Estates.

Nesta área foram abertas várias fendas das quais saíram lava e vapor, segundo vídeos e imagens divulgadas nas redes sociais pelos moradores locais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos