Topo

Guarda Costeira líbia intercepta 98 pessoas em águas internacionais

07/05/2018 06h36

Trípoli, 7 mai (EFE).- Uma patrulha dos Guarda Costeira da Líbia interceptou 98 pessoas que navegavam à deriva em um bote inflável com o objetivo de chegar ao litoral da Europa, informou nesta segunda-feira à Agência Efe o porta-voz da Marinha vinculada ao Governo sustentado pela ONU em Trípoli, coronel Ayub Qasem.

Segundo o seu relato, a embarcação foi abordada ontem à noite em águas internacionais, a cerca de 29 milhas das praias da cidade de Garabuoli, situada ao leste da capital, com migrantes procedentes de Túnisia, Argélia, Marrocos e Gâmbia, entre eles nove mulheres e três crianças que foram enviados a um centro de detenção próxima a Trípoli, depois de receber os primeiros socorros, acrescentou Qasem.

Esta é a terceira intercepção que a Guarda Costeira líbia realiza nas últimas 24 horas, depois que no domingo abordou outros dois botes infláveis com 210 migrantes a bordo no litoral oeste.

As praias que se estendem entre Trípoli e a fronteira com a Túnisia se transformaram nos últimos dois anos no principal reduto das máfias que traficam seres humanos, apesar da presença das patrulheiras europeias.