Placas da embaixada dos EUA em Jerusalém começam a ser instaladas nas ruas

Jerusalém, 7 mai (EFE).- Vários operários começaram a instalar placas de rua que indicam o caminho até a embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, que será oficialmente transferida e inaugurada na próxima segunda-feira, dia 14 de maio.

Vários cartazes com as inscrições "Embaixada dos EUA" em hebraico, árabe e inglês foram pendurados nos arredores do edifício onde passará a funcionar a delegação americana e que até então era a Seção de Vistos do Consulado Geral dos EUA, no bairro de Arnona, em Jerusalém Ocidental.

A partir da próxima segunda-feira, o prédio será o escritório do embaixador David Friedman e de parte dos diplomatas, até que terminem as obras de ampliação do espaço da embaixada e um novo edifício separado, que deve ficar pronto em sete anos.

"Isto não é um sonho, é realidade. Jerusalém é a eterna capital do povo judeu e o mundo começa a reconhecer este fato", escreveu na sua conta do Twitter o prefeito do Jerusalém, Nir Barkat, que agradeceu ao presidente americano, Donald Trump, por ter reconhecido Jerusalém como a capital de Israel e anunciado a mudança da embaixada para onde nenhum outro país tem delegação.

Os palestinos reivindicam a parte oriental da cidade, ocupada por Israel desde 1967, como capital do seu futuro Estado e veem na decisão de Trump um reconhecimento da soberania israelense sobre toda Jerusalém.

O secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, pediu nesta segunda-feira para que os membros dos corpos diplomáticos, organizações da sociedade civil e autoridades religiosas boicotem a inauguração da nova embaixada americana.

"Boicotem a cerimônia de inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém para que não deem legitimidade a uma decisão ilegal e à continuade das políticas israelenses de ocupação, colonização e anexação", argumentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos