Macron fala com Trump sobre "paz e estabilidade no Oriente Médio"

Paris, 8 mai (EFE).- O presidente francês, Emmanuel Macron, falou nesta terça-feira por telefone com seu colega americano, Donald Trump, sobre "a paz e estabilidade no Oriente Médio", poucas horas antes de o dirigente dos Estados Unidos anunciar sua decisão sobre se retira o país do acordo nuclear com o Irã.

O Palácio do Eliseu informou em um breve comunicado que ambos presidentes "falaram de questões relativas à paz e estabilidade no Oriente Médio".

A presidência francesa omitiu qualquer menção ao acordo nuclear.

Através de sua conta da rede social Twitter, Trump disse na segunda-feira que anunciará hoje, às 18h GMT (15h, em Brasília), sua decisão sobre o Acordo com o Irã, assinado com esse país por seis grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha),

Macron, assim como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro de Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, foram a Washington nos últimos dias para pressionar o líder para que permaneça no acordo, preocupados com as consequências para a estabilidade no Oriente Médio.

Trump disse em várias ocasiões que se retirará do pacto se não for revisado, e exige para isso limitar o sistema de mísseis balísticos do Irã e sua influência na região.

O acordo, assinado entre Irã e o Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido, mais Alemanha), limita o programa atômico do Irã em troca da suspensão das sanções internacionais, mas não inclui nenhuma referência às armas convencionais ou à política externa da República Islâmica.

Por sua vez, o presidente iraniano, Hassan Rohani, advertiu neste fim de semana aos Estados Unidos que se arrependerá "muito em breve" se deixar o acordo nuclear, ao mesmo tempo que reiterou sua recusa a negociar um novo pacto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos