Trump conversa com Xi após inesperado encontro com Kim Jong-un na China

(Corrige título).

Washington, 8 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou nesta terça-feira com o presidente da China, Xi Jinping, sobre os recentes eventos na região, pouco depois da visita do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, à cidade de Dalian.

"Os dois líderes discutiram temas de interesse mútuo, incluindo os recentes eventos na península da Coreia e o encontro de hoje do presidente Xi com Kim Jong-un", disse a Casa Branca em nota.

Além disso, segundo o comunicado do governo americano, os dois presidentes reiteraram a "importância de continuar a aplicação de sanções à Coreia do Norte até o desmantelamento de maneira permanente dos seus programas nucleares e de mísseis".

Por fim, Xi e Trump trataram das tensões comerciais entre os dois países, que têm trocado ameaças sobre tarifas às importações.

"O presidente Trump expressou seu compromisso de garantir que a relação comercial e de investimentos entre EUA e China seja equilibrada e beneficia as empresas e trabalhadores americanos", concluiu o comunicado divulgado pela Casa Branca.

Xi e Kim se reuniram ontem e hoje na cidade chinesa de Dalian, o segundo encontro entre os dois em menos de dois meses, para discutir os últimos progressos obtidos na região antes da esperada e histórica cúpula de Kim com Trump, prevista para o início de junho.

A viagem de Kim à China, a segunda em apenas 40 dias, mostra o bom momento das relações entre os dois países e que Xi tem um papel essencial nas negociações para desnuclearizar a Coreia do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos