Trump vai retirar EUA do acordo com o Irã e impor novas sanções, diz jornal

Washington, 8 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja anunciar nesta terça-feira a saída do país do acordo nuclear firmado com o Irã em 2015 e que voltará a impor as sanções suspensas depois de o pacto ser assinado, afirmou o jornal "The New York Times".

Trump informou o presidente da França, Emmanuel Macron, horas antes de fazer o anúncio oficial da retirada dos EUA do acordo, evento que está marcado para ocorrer às 14h locais (15h em Brasília).

Uma fonte da Casa Branca confirmou à Agência Efe que Trump conversou com Macron mais cedo sobre o acordo nuclear com o Irã, mas não quis dar detalhes sobre o conteúdo do diálogo.

O "Times" cita uma fonte que recebeu informações sobre a ligação entre Trump e Macron e afirma que o presidente confirmou ao presidente francês os planos de retirar os EUA do acordo assinado em 2015 junto ao Irã e ao chamado Grupo 5+1, formado por França, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha, além dos americanos.

Os EUA planejam voltar a impor todas as sanções que foram suspensas dentro do acordo nuclear e aplicar novas punições econômicas contra o Irã, segundo o "Times".

A decisão pode causar abalos na relação entre os EUA e os aliados europeus que assinaram o acordo. Diferentes líderes da União Europeia (UE) estiveram em Washington nas últimas semanas para pressionar Trump a permanecer no pacto.

O acordo limita o programa nuclear do Irã em troca da suspensão das sanções internacionais contra o país, mas não inclui referência às armas convencionas ou à política externa de Teerã.

Trump considera certos prazos previstos no acordo como inaceitáveis e critica o fato de o pacto não abordar o programa de mísseis balísticos de Irã nem as atividades do governo na região.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, alertou no fim de semana que os EUA se arrependerão "muito em breve" se deixar o acordo. E reiterou que não negociará um novo pacto com os americanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos