Venezuela rejeita "ataques" de Pence e reafirma decisão de renunciar a OEA

Caracas, 8 mai (EFE).- O Governo de Nicolás Maduro rejeitou nesta terça-feira as "agressões" e "ataques" do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e disse que a atitude "arrogante" desse país reafirma a decisão da Venezuela de renunciar como membro da OEA (Organização de Estados Americanos).

"A Venezuela rejeita energicamente as agressões do vice-presidente dos Estados Unidos da América, emitidas em seu discurso no Conselho Permanente" da OEA, disse em comunicado a Chancelaria venezuelana, que acusou o organismo de "colonialista" e de estar "a serviço" de Washington.

No texto, o Governo de Maduro afirmou que os "ataques" de Pence, que ontem pediu à OEA a suspensão da Venezuela da organização, "procuram perturbar a paz do povo venezuelano".

"Ao pretender ditar ordens aos Estados-membros para que se somem à campanha de agressões contra a Venezuela, os porta-vozes dos EUA violam flagrantemente o direito internacional no seio de uma organização multilateral que deveria zelar pelo seu respeito", indicou.

Para a Administração de Maduro, que solicitou em 28 de abril de 2017 a saída da OEA, a "conduta arrogante" dos EUA "não faz mais do que reafirmar a decisão da Venezuela de renunciar como membro".

A Chancelaria disse também que Pence "pretende encobrir os danos" que, assegura, o Governo americano provocou "na sociedade venezuelana através de medidas coercitivas unilaterais, com uma falsa preocupação humanitária cujo objetivo é torcer a vontade de povo".

Além disso, reiterou que as eleições presidenciais de 20 de maio serão realizadas sem "falta" e que " o mundo inteiro será testemunha de uma nova expressão popular, que reafirmará o caráter democrático da República Bolivariana da Venezuela".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos