Kim afirma que reunião com Trump servirá para "construir um bom futuro"

Seul, 10 mai (EFE).- O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que seu encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, servirá para "construir um bom futuro", no que representa sua primeira menção à histórica cúpula entre Washington e Pyongyang.

Durante um encontro ontem na capital norte-coreana com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, Kim qualificou a cúpula como "histórica" e de "excelente primeiro passo para a promoção do desenvolvimento da situação positiva na península da Coreia e a construção de um bom futuro", segundo informou nesta quinta-feira (data local) a agência estatal norte-coreana "KCNA".

Essa foi a primeira vez que o líder norte-coreano fala oficialmente sobre a reunião com Trump, prevista para o final de maio ou o início de junho, e que será o primeiro encontro da história entre chefes de governo dos dois países.

O marechal norte-coreano recebeu Pompeo "calorosamente" e lhe expressou seu agradecimento pelo "profundo interesse" do presidente Trump em resolver suas tensões "através do diálogo", detalhou a "KCNA".

Esta é a segunda visita realizada por Pompeo ao país asiático após sua viagem realizada em segredo durante a Semana Santa, na qual também se reuniu com Kim, e cujo objetivo nesta ocasião era finalizar os preparativos para a cúpula.

No encontro entre Pompeo e Kim " se debateu com profundidade os assuntos práticos para a realização da cúpula, o seu procedimento e as formas", e o líder norte-coreano se congratulou dos "resultados positivos" da mesma, segundo afirmou a agência estatal sem mais detalhes.

Os meios de comunicação norte-coreanos dedicaram hoje um grande espaço à visita e na capa do principal jornal do país, o "Rodong Sinmun", se pode ver uma foto de Kim junto ao secretário de Estado dos EUA.

Além disso, informaram hoje sobre a decisão do regime de libertar os três americanos que permanecia presos na Coreia do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos