Oposição vence governistas nas eleições da Malásia

Kuala Lumpur, 10 mai (EFE).- A aliança de oposição Pakatan Harapan (Pacto pela Esperança) venceu as eleições realizadas nesta quarta-feira na Malásia, superando os votos da coalizão Barisan Nasional (Frente Nacional), que controla o governo do país desde a independência.

De acordo com os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral da Malásia, o grupo opositor liderado pelo ex-primeiro-ministro Mahatir Mohammed conquistou 98 das 222 cadeiras em disputa contra as 78 obtidas pelo grupo do atual premiê do país, Najib Razak.

O pleito foi considerado como o mais apertado desde que a Malásia declarou independência do Reino Unido há 60 anos e os resultados representam uma mudança histórica.

A plataforma Pakatan Harapan tem margem o suficiente para negociar a formação de um novo governo sem o apoio do Barisan Nasional, que governa o país de forma ininterrupta desde a independência.

Entre os partidos cruciais para a definição do novo Executivo do país estão os islamitas do PAS, que conquistou 17 cadeiras e podem dar à Pakatan Harapan a maioria necessária para governar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos