Senador John McCain se opõe à indicada de Trump para dirigir a CIA

Washington, 9 mai (EFE).- O senador e ex-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, anunciou nesta quarta-feira sua oposição à indicada do presidente Donald Trump para dirigir a CIA, Gina Haspel, por sua "recusa em reconhecer a imoralidade da tortura".

"O papel de Haspel na supervisão da tortura por parte dos EUA é inquietante. A sua recusa em reconhecer a imoralidade da tortura a desqualifica. Acredito que o Senado deve exercer seu dever (...) e rejeitar esta indicação", disse McCain em comunicado.

Haspel compareceu hoje em uma audiência no Senado na qual se comprometeu a não retomar "sob nenhuma circunstância" o programa de torturas que a agência de inteligência dos EUA iniciou após os atentados de 11 de setembro de 2001.

No entanto, McCain considerou que Haspel "não abordou as preocupações" derivadas de seu envolvimento com esse programa de tortura.

Haspel começou a trabalhar na CIA em 1985 e dirige a agência de maneira interina desde a nomeação como secretário de Estado de Mike Pompeo, que comandou a organização durante 15 meses, enquanto ela ocupava o posto de "segunda em comando".

A candidata a dirigir a CIA trabalhou durante anos como agente encoberta e em 2002 supervisionou uma prisão secreta que a agência tinha na Tailândia e na qual foram torturados supostos militantes da Al Qaeda.

Haspel enfrenta agora um difícil processo de confirmação no Senado, já que os republicanos têm uma estreita maioria de 51 cadeiras, contra 49 democratas, e alguns dos seus senadores votarão contra justamente por seu papel nos interrogatórios.

Além de McCain, Rand Paul também anunciou sua recusa a confirmar Haspel, razão pela qual necessitará do apoio de algum democrata.

McCain combateu no Vietnã, onde foi feito prisioneiro de guerra durante cinco anos e sofreu torturas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos