Deputado regional é designado como candidato a posse como presidente catalão

Barcelona (Espanha), 10 mai (EFE).- O ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont anunciou nesta quinta-feira em uma gravação de vídeo que o deputado Quim Torra será o próximo candidato à posse como presidente do governo regional da Catalunha.

Joaquim Torra Pla, conhecido como Quim Torra, é um advogado, editor e escritor de 55 anos que por alguns meses presidiu a organização separatista Òmnium Cultural no lugar de Jordi Cuixart, atualmente em prisão preventiva.

O novo candidato à posse não é acusado pela Justiça espanhola em relação ao processo independentista ilegal na Catalunha e poderia participar da sessão de posse para a qual ainda não existe uma data, embora seja avaliada a possibilidade de que ocorra na próxima segunda-feira.

A opção por Torra como candidato a presidir o governo regional catalão foi escolhida um dia depois de o Tribunal Constitucional espanhol suspender a reforma da lei da presidência catalã, impedindo, portanto, que Puigdemont pudesse assumir o cargo à distância.

Hoje, o líder independentista, atualmente na Alemanha, foragido da Justiça espanhola, revelou o nome de Torra como candidato da coalizão eleitoral que lidera, a Junts per Catalunya (JxCat), após outras tentativas frustradas.

Além do próprio Puigdemont, foram candidatos a presidir o governo regional o deputado Jordi Sánchez e Jordi Turull, ex-conselheiro e ex-porta-voz do governo catalão, ambos presos atualmente.

Com a suspensão da lei de presidência catalã, os partidos independentistas tinham que buscar um candidato alternativo ao ex-presidente catalão antes de 22 de maio, data limite para a escolha de um novo presidente regional, ou, em caso contrário, convocar novas eleições.

O último pleito foi realizado em 21 de dezembro do ano passado e foi convocado pelo governo da Espanha com base no artigo 155 da Constituição do país, pelo qual assumia diretamente as competências exercidas pela administração catalã depois da declaração unilateral de independência feita em outubro de 2017.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos