Presidente da Serra Leoa anuncia introdução de educação gratuita

Freetown, 11 mai (EFE).- O novo presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, anunciou nesta sexta-feira a introdução da educação gratuita desde o primário a partir do próximo ano letivo, que começa em setembro.

Até agora, a educação no país, onde a taxa de analfabetismo em maiores de 15 anos é de 68% (segundo dados do Banco Mundial de 2013), era paga, apesar das promessas de governos anteriores de mudar essa realidade.

"Estou orgulhoso de anunciar oficialmente que no início do próximo ano acadêmico, em setembro de 2018, meu Governo introduzirá educação gratuita desde o primário até o ensino médio", disse Bio em seu discurso no início de legislatura do Parlamento.

Doadores internacionais e outros colaboradores apoiam a iniciativa, segundo o presidente, que também anunciou a criação de dois comitês, um interministerial e outro de colaboradores, para desenhar este novo programa de educação.

"Para melhorar o sistema (educativo), o meu Governo vai aumentar as horas letivas, construir novas salas de aula e desenvolver uma instituição mais técnica e vocacional", prometeu o novo líder, que no sábado será empossado.

Além disso, o presidente da Serra Leoa anunciou que haverá um curso a mais no ensino médio, antes antes de chegar à universidade, mudando o modelo introduzido há semanas pelo governante Congresso de Tudo pelo Povo (APC).

A educação foi uma das grandes promessas eleitorais de Bio, antigo militar golpista e líder do Partido Popular da Serra Leoa (SLPP), que obteve 51,81% dos votos no segundo turno das eleições realizadas em 32 de março, frente ao candidato governista, Samura Kamara, que obteve 48,19%.

Serra Leoa tem uma taxa de 98% de escolarização no ensino médio primária, com apenas 10 mil crianças fora da escola com essa idade, mas apenas 66% conseguem superar esses estudos, segundo os dados do Banco Mundial.

A taxa de escolarização no ensino médio, no entanto, cai estrondosamente até 32% (Banco Mundial, 2015).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos