Trump agradece a Kim por "gesto gentil" de fechar centro de testes nucleares

Washington, 12 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu neste sábado a decisão da Coreia do Norte de desmantelar seu centro de testes nucleares, semanas antes do seu encontro com o líder norte-coreano Kim Jong-un, marcado para o dia 12 de junho em Cingapura.

"A Coreia do Norte anunciou que desmontará o Centro de Testes Nucleares este mês, antes da grande cúpula de 12 de junho. Obrigado, um gesto muito inteligente e gentil!", escreveu Trump em mensagem na sua conta no Twitter.

O presidente americano respondeu assim ao anúncio de hoje de Pyongyang que está tomando "medidas técnicas" para desmantelar seu centro de testes nucleares e detalhou o procedimento a seguir para realizar o processo, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio.

Trump revelou esta semana que seu histórico encontro com Kim, o primeiro entre líderes de ambos países, vai acontecer em Cingapura no dia 12 de junho, e o objetivo das conversas é conseguir a desnuclearização da península coreana.

Além disso, nesta quinta-feira a Coreia do Norte libertou três americanos que mantinha detidos, algo que o presidente americano afirmou que demonstra a "boa vontade" de Kim em relação ao encontro. EFE

afs/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos