Ataque a edifício do governo mata 7 pessoas e deixa 20 feridos no Afeganistão

Cabul, 13 mai (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram neste domingo e outras 20 ficaram feridas durante o ataque que ainda está em andamento contra um edifício governamental na cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

Sete pessoas, entre elas um dos agressores, morreram no ataque contra a sede do Departamento de Alfândega, disse à Agência Efe Attaullah Khogianai, porta-voz do governador da província de Nangarhar, da qual Jalalabad é a capital.

O ataque começou com a explosão de um carro-bomba perto do edifício governamental e, posteriormente, os insurgentes armados entraram no recinto, acrescentou Khogianai.

O porta-voz da polícia da província de Nangarhar, Hussain Mashriqiwal, detalhou que o ataque começou por volta das 12h50 locais (5h20 em Brasília), e acrescentou que o número de agressores ainda não está claro.

Mashriqiwal afirmou que tropas especiais foram enviadas para enfrentar os agressores no local, onde os embates continuam.

Nas últimas semanas, vários ataques de insurgentes mataram dezenas de pessoas no Afeganistão.

Em menos de um mês, 86 cidadãos morreram e 185 ficaram feridos em diferentes ataques contra cartórios eleitorais no Afeganistão desde que começou o processo de inscrição, no dia 14 de abril, para as eleições parlamentares, segundo dados da Missão das Nações Unidas para o Afeganistão (Unama, na sigla em inglês).

Desde o fim da missão de combate da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em janeiro de 2015, o governo afegão vem perdendo terreno para os talibãs e controla apenas 56% do território do país, segundo o Inspetor Especial Geral para a Reconstrução do Afeganistão (Sigar, na sigla em inglês) do Congresso dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos