Guterres pede calma perante violenta situação em Gaza

Viena, 14 mai (EFE).- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, reivindicou nesta segunda-feira contenção da violenta situação que é vivida em Gaza, onde pelo menos 41 palestinos morreram e quase 2 mil foram feridos por israelenses nos protestos contra a mudança da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém.

"Vemos uma multiplicação de novos conflitos e os velhos parecem não acabar nunca. Estou particularmente preocupado hoje com as notícias sobre o que está acontecendo em Gaza, com um elevado número de pessoas morrendo", disse Guterres em Viena.

O secretário-geral da ONU disse estar "profundamente preocupado" e pediu uma "necessária contenção" perante as notícias sobre a morte de um "número significativo" de pessoas.

"Esta é uma razão extra para eu acreditar que precisamos de uma solução política para a questão de Israel e da Palestina. Não existe plano B para uma solução de dois Estados onde os israelenses e os palestinos possam viver em paz e com segurança mútua garantida e com a plena cooperação da comunidade internacional. O multilateralismo é mais necessário do que nunca ", afirmou.

Em um pronunciamento para jornalistas, com o chanceler austríaco Sebastian Kurz, Guterres falou também sobre o recente anúncio da Coreia do Norte de acabar com o centro de testes nucleares. Segundo ele, o fechamento desse centro é uma "forma de criação de confiança" que contribui para os esforços de conseguir uma península da Coreia livre de armas atômicas.

"Espero que este positivo impulso se consolide com a cúpula dos líderes dos Estados Unidos e a Coreia do Norte", afirmou.

Guterres disse que isso prova que "inclusive quando as coisas parecem não ter solução (...), quando há uma ação internacional pensada, quando o Conselho de Segurança é capaz de atuar junto e quando a cooperação internacional funciona, os problemas podem ser resolvidos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos