Rodrigo Janot participará em fórum sobre luta anticorrupção no Equador

Quito, 14 mai (EFE).- O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, participará no Equador de um seminário sobre luta e cooperação contra a corrupção na região, informou nesta segunda-feira em Quito a Câmara de Comércio Equatoriano-Brasileira (CCEB).

O fórum, que contará com o apoio da Câmara de Comércio Equatoriano-Americana e da Universidade Andina Simón Bolívar, vai acontecer em Quito no próximo dia 13 de junho, afirmou Diego Villagómez, presidente da CCEB.

O seminário acadêmico, denominado "Luta anticorrupção, cooperação eficaz e ética empresarial", também contará com a participação do jornalista peruano e diretor do Instituto de Defesa Legal (IDL-Reporteros), Gustavo Gorriti, e de outros expositores equatorianos, acrescentou Villagómez.

O presidente da CCEB explicou que o seminário tem como objetivo promover o debate social e acadêmico sobre "a cooperação eficaz, como uma figura jurídica do direito moderno relacionado com a luta anticorrupção e os mecanismos para evitar a impunidade".

O anúncio aconteceu durante uma reunião entre o Ministério da Indústria equatoriano e a CCEB, na qual as autoridades explicaram as políticas e incentivos industriais promovidos pelo governo equatoriano.

A esse respeito, a ministra da Indústria do Equador, Eva García, que também participou da reunião, indicou que a troca comercial com o Brasil é muito importante para seu país.

"Vamos trabalhar para reduzir a brecha na balança comercial" entre Equador e Brasil, país que representa "um grande mercado ao qual nos unem muitas afinidades", acrescentou García.

Por sua vez, o presidente da CCEB ressaltou o compromisso do seu grêmio para que novas empresas equatorianas ingressem no mercado brasileiro que, segundo lembrou, conta com mais de 200 milhões de consumidores.

Além disso, ressaltou a necessidade de impulsionar, junto ao governo equatoriano, novas missões comerciais para aumentar o investimento brasileiro no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos