Município colombiano ordena evacuação por risco de inundação

Bogotá, 16 mai (EFE).- As autoridades colombianas ordenaram nesta quarta-feira a evacuação do município de Puerto Valdivia, no noroeste do país e próximo à usina hidrelétrica de Hidroituango, que está em fase de construção, pela ameaça que uma nova crescente do rio Cauca causada pela obra danifique residências.

"Neste momento se registra um novo incidente no projeto hidrelétrico Ituango, que obriga a ativação da mensagem de alerta nas comunidades situadas abaixo do nível da água", anunciou a União Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (UNGRD) em comunicado.

Durante a evacuação de Porto Valdívia, situado 150 quilômetros ao norte de Medellín, o Exército e a polícia utilizaram veículos e alto falantes para alertar os habitantes.

Na área de risco trabalham a UNGRD, a Cruz Vermelha, o corpo de Bombeiros e o Departamento Administrativo de Prevenção de Desastres de Antioquia, que garantiram que nos próximos minutos "aumentará o nível de água do rio Cauca".

A Polícia Rodoviária fechou as estradas que ligam Medellín ao município de Caucasia e que atravessam Puerto Valdivia, Tarazá e Cáceres.

Nas redes sociais viralizou um vídeo no qual funcionários da central fogem do lugar depois que uma pequena avalanche passar por uma das áreas das obras de contenção do desastre.

A emergência começou na madrugada do dia 7 de maio, quando houve um desmoronamento na região em que se constrói a usina, o que ocasionou "um encobrimento total do túnel" que desvia o rio durante as obras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos