Presidente de Israel agradece Morales por mudança de embaixada para Jerusalém

Jerusalém, 16 mai (EFE).- O presidente israelense, Reuven Rivlin, agradeceu nesta quarta-feira o presidente guatemalteco, Jimmy Morales, pela inauguração da Embaixada da Guatemala em Jerusalém, na qual viu um sinal a mais de amizade entre os dois povos.

Rivlin agradeceu Morales por transformar seu país no segundo a tomar esta decisão, depois dos Estados Unidos, informou um comunicado da Presidência israelense.

"É um prazer dar as boas-vindas, o senhor é um verdadeiro amigo de Israel", disse o presidente israelense, que agradeceu o trabalho da ministra de Relações Exteriores guatemalteca, Sandra Jovel, que "fez muito para fortalecer os vínculos e relações entre os dois países".

Morales, por sua vez, agradeceu as cálidas boas-vindas das autoridades israelenses e disse que após a mudança da máxima sede diplomática, está "convencido que outros seguirão este novo caminho de paz e prosperidade".

O presidente Rivlin aproveitou a ocasião para tratar sobre a atualidade na região e garantiu que o "Hamas envia terroristas para sabotar a fronteira e provocar Israel", e "utiliza crianças, mulheres e civis para serem feitos de escudo humano " contra o Exército israelense, após os protestos de segunda-feira nas quais morreram 60 palestinos.

"As Forças de Defesa de Israel são o exército do nosso povo", disse o chefe do Estado, que acrescentou que qualquer país teria tratado sem concessões contra tais tentativas de invasão".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos