MP colombiano abre investigações por conta de construção de hidrelétrica

Bogotá, 18 mai (EFE).- O Ministério Público da Colômbia abriu três linhas de investigação sobre a fase de contratação e construção da usina hidrelétrica de Ituango, no noroeste do país, onde pelo menos 11 mil trabalhadores lutam para evitar uma tragédia, informou na quinta-feira.

"A Promotoria adianta três linhas de investigação relacionada com Hidroituango que vão desde a contratação e adjudicação das obras até a confirmação de um possível dano ambiental ocorrido na região onde se encontra a represa", manifestou.

A primeira investigação foi aberta em fevereiro do ano passado, diante das denúncias apresentadas pelo movimento Rios Vivos, onde asseguram que o projeto causaria danos ambientais.

A segunda teve início em janeiro deste ano e por conta de supostas irregularidades na fase prévia à adjudicação do projeto, na assinatura de contratos, elaboração de projetos e na execução da obra, o que poderia ter "incidência criminal".

O MP explicou que a adjudicação da barragem e da sala de máquinas, entre outros, foi feita ao Consórcio CCC Ituango, formado pela brasileira Camargo Corrêa, além da Coninsa Ramón H. e Conconcreto.

A última investigação começou a ser desenvolvida após a crise gerada nas últimas semanas pelo desmoronamento de um túnel pelo qual o canal do rio Cauca, segundo afluente mais importante do país, foi desviado.

A emergência começou na madrugada do último dia 7, quando aconteceu o desmoronamento na região onde é construída a hidrelétrica, o que causou "um entupimento total no túnel" que desvia o rio durante as obras.

Isso causou "uma redução" de seu volume e "um embalsamamento da barragem", por isso que os engenheiros decidiram inundar a sala de máquinas da central para permitir que o rio seguisse seu curso, que somado às fortes chuvas, aumentou o fluxo do Cauca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos