PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump cancela cúpula com Kim Jong-un em Cingapura

24/05/2018 11h55

Washington, 24 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira o cancelamento da cúpula prevista com o líder norte-coreano Kim Jong-un para 12 de junho em Cingapura devido à "hostilidade" recente por parte de Pyongyang.

"A cúpula de Cingapura, para o bem de ambas as partes, mas em detrimento do mundo, não vai acontecer", afirmou Trump em carta dirigida ao líder norte-coreano.

Na sua carta, o presidente americano advertiu a Kim do poderio militar americano frente ao norte-coreano.

"O senhor fala de sua capacidade nuclear, mas a nossa é tão grande e poderosa que peça a Deus que nunca tenha que ser usada", destacou Trump.

Trump ressaltou que "o mundo, e a Coreia do Norte em particular, perdeu uma grande oportunidade para uma paz duradoura com o cancelamento do encontro" e destacou que se trata de "um verdadeiro momento triste para a humanidade".

A suspensão da histórica cúpula acontece depois de dias de crescente tensão e nervosismo entre ambas as partes.

"Nós não suplicaremos aos Estados Unidos por diálogo e também não nos incomodaremos em persuadi-los se não querem se sentar conosco. Se os Estados Unidos se reunir conosco em uma sala ou nos encontrar em um confronto nuclear depende totalmente da sua decisão", afirmou hoje a vice-chanceler de Exteriores da Coreia do Norte, Choe san-hui.

Internacional