Papa diz que às vezes é melhor se separar para evitar uma guerra no casamento

Cidade do Vaticano

  • Franco Origlia/Getty Images

O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (25) que às vezes "o casamento não funciona e é melhor se separar para evitar uma guerra mundial".

Perante vários casais que completavam 50 e 25 anos de casados, o papa dedicou sua homilia da manhã desta sexta-feira ao casamento, dizendo que é "umas das coisas mais belas que Deus criou", segundo a transcrição das palavras do papa publicadas pelo site de informação do Vaticano.

O pontífice argentino lembrou que quando foi encontrado um casal que festejava 60 anos de casamento, perante a pergunta de se eram felizes, "os dois se olharam e os seus olhos encheram de lágrimas pela comoção ao responderem: 'Somos apaixonados!'".

Embora tenha lembrado que "seja verdade que há dificuldades, há problemas com os filhos ou no próprio casal, discussões, brigas, o mais importante é que a carne permaneça uma e tudo seja superado".

"Às vezes o casamento não funciona e é melhor se separar para evitar uma guerra mundial. Mas isto é uma desgraça. Vamos ver o lado positivo", acrescentou na homilia da missa matutina que é realizada todos os dias em sua residência, a Casa Santa Marta.

Francisco lamentou que não seja notícia a duração de casamentos de muitos anos, quando o divórcio é sempre um "escândalo".

"Às vezes é preciso se separar, como disse, para evitar um mal maior. Mas a imagem de Deus não é notícia. E esta é a beleza do casamento", disse Francisco, que destacou que a virtude mais importante da vida matrimonial e da família é "a paciência".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos