Conselho de Segurança da ONU se reunirá na 4ª feira após ataques a Israel

Nações Unidas, 29 mai (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU se reunirá a partir das 15h de Nova York (16h em Brasília) nesta quarta-feira para discutir o lançamento de projéteis de Gaza em direção a Israel, após um pedido feito pelo governo dos Estados Unidos.

"O Conselho de Segurança deveria estar indignado e responder a este último episódio de violência contra civis israelenses inocentes, e os líderes palestinos devem ser responsabilizados pelo que estão permitindo que aconteça em Gaza", disse a embaixadora americana, Nikki Haley, em comunicado.

Haley destacou que "os recentes ataques de Gaza são os maiores vistos desde 2014" e denunciou que "morteiros disparados por militantes palestinos atingiram infraestruturas civis, inclusive uma creche".

Segundo Israel, 28 projéteis foram lançados hoje da Faixa pela Jihad Islâmica e pelo Hamas. O Exército israelense respondeu com bombardeios de 35 posições militares dessas milícias e um túnel sob a fronteira.

A maior parte dos projéteis disparados de Gaza foram interceptados pelo sistema antimísseis israelense, chamado Cúpula de Ferro.

Os Estados Unidos são o maior apoio de Israel no Conselho de Segurança da ONU e se alinharam claramente com as ações do governo de Benjamin Netanyahu desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca.

O governo americano foi o único membro do Conselho de Segurança que neste mês defendeu a resposta de Israel aos protestos na fronteira de Gaza, nos quais dezenas de palestinos morreram a mãos do Exército israelense.

Em resposta àqueles fatos, os países árabes - através do Kuwait - apresentaram um projeto de resolução ao Conselho para iniciar um mecanismo de proteção internacional para os palestinos, uma iniciativa que ainda está em discussão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos