Topo

Peña Nieto responde a Trump e garante que México nunca pagará pelo muro

29/05/2018 23h59

Cidade do México, 29 mai (EFE).- O México nunca pagará por um muro, "nem agora, nem nunca", afirmou nesta terça-feira o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, em resposta à declaração do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, que este país vai arcar com a construção da barreira que prometeu na sua fronteira sul.

Em mensagem publicada em sua conta oficial do Twitter @EPN, às 20h28 (horário local, 22h28 de Brasília), o presidente mexicano se dirigiu pessoalmente ao presidente @realDonaldTrump para assegurar que seu país "nunca" pagará pelo muro.

Peña Nieto assinou com um "Atenciosamente, México (todos nós) sua resposta a Trump, que já ultrapassou os 3.000 retuítes e mais de 5.700 "curtidas".

Trump retomou hoje em um comício com seguidores em Nashville (Tennessee) a ideia de que será o México que pague a construção do muro na fronteira e afirmou, além disso, que "gostarão dele".

"Vamos conseguir o muro em qualquer caso. Não quero causar nenhum problema, mas, no fim, o México vai pagar pelo muro", disse o presidente americano, diante seus seguidores.

Esta é a primeira vez que o presidente Peña Nieto lhe dirige uma resposta direta sobre o muro a Trump desde que ele começou a falar sobre a questão durante sua campanha presidencial.

O muro na fronteira e o anúncio de Trump que o México pagará sua construção, questões de imigração e a renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) provocaram atritos no relacionamento entre os dois países.

Por estes temas, foram canceladas algumas viagens de Peña Nieto a Washington para se encontrar com Trump.

Os dois presidentes realizaram sua primeira reunião em julho do ano passado, na Cúpula do G-20, celebrada em Hamburgo, na Alemanha.