Trump destaca "sólida" resposta de carta a Kim Jong-un com novas negociações

Washington, 29 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu nesta terça-feira que as negociações continuam em relação à possível cúpula com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com a visita de um integrante do alto escalão de Pyongyang a Nova York, e ressaltou a "sólida" resposta à sua carta, que cancelava o encontro.

"Formamos uma grande equipe para nossas conversas com a Coreia do Norte. Encontros estão acontecendo atualmente sobre a Cúpula, e mais. Kim Yong Chol, vice-presidente da Coreia do Norte, está agora a caminho de Nova York", afirmou Trump no Twitter.

"Sólida resposta à minha carta, obrigado!", acrescentou o presidente americano, sem oferecer mais detalhes.

A viagem do colaborador de Kim representa a visita de maior categoria de um político da Coreia do Norte aos EUA em quase duas décadas.

O vice-presidente do Comitê Central do partido único norte-coreano viajará para Nova York para realizar os últimos preparativos da cúpula prevista para 12 de junho em Cingapura e se reunirá com o secretário de Estado, Mike Pompeo, que visitou recentemente a Coreia do Norte em duas ocasiões, segundo a agência sul-coreana "Yonhap".

Na semana passada, Trump surpreendeu com o envio de uma carta ao líder norte-coreano na qual anunciava o cancelamento do histórico encontro de Cingapura pela "hostilidade" de Pyongyang, mas deixava aberta a disposição de seguir conversando.

Posteriormente, o líder americano afirmou que a cúpula ainda poderia acontecer na data marcada inicialmente.

Ontem, o jornal "The Wall Street Journal" informou que os Estados Unidos adiaram uma série de sanções contra a Coreia do Norte que tinham sido preparadas à espera de uma evolução nos contatos para retomar a cúpula entre os dois países.

Caso realmente aconteça, a reunião seria a primeira da história entre líderes de EUA e Coreia do Norte após quase 70 anos de conflito iniciado com a Guerra da Coreia (1950-1953) e de 25 anos de negociações fracassadas sobre o programa nuclear de Pyongyang.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos