Topo

Confrontos em Gaza permanecem apesar do anúncio de trégua realizado ontem

30/05/2018 06h28

Jerusalém, 30 mai (EFE).- O lançamento de projéteis de Gaza e os ataques de represália israelenses sobre alvos militares na Faixa continuaram durante a madrugada desta quarta-feira, apesar do anúncio de trégua feito ontem pela Jihad Islâmica.

O Exército israelense informou ao longo da madrugada que alarmes antiaéreos foram disparados repetidamente nos conselhos regionais de Eshkol, Sdot Negev, Bnei Shimon, Hof Ashkelon e Shaar Haneguev e nas cidades de Ascalão e Netivot.

O sistema defensivo Cúpula de Ferro "interceptou vários projéteis" lançados contra Shaar Haneguev e Sdot Negev, enquanto algumas das sirenes eram alarmes falsos, informou uma nota militar, e a rádio do Exército disse quem, desde ontem, cinco pessoas ficaram levemente feridas e um moderado por farpas, cinco deles soldados.

Um foguete caiu em Netivot provocando danos, mas não feridos, informou a polícia israelense, que enviou ao local especialistas para desativar o explosivo.

Milhares de israelenses das regiões adjacentes a Gaza passaram nos refúgios de segurança durante a noite onde, segundo o site "Ynet", as milícias palestinas dispararam 40 foguetes e bombas.

O Exército informou que por volta de 1h (hora local) que sua Força Aérea atacou com helicópteros, aviões de combate e outros dispositivos 25 alvos militares em Gaza, incluindo bases de treinamento, armazéns de armas e drones, uma oficina de foguetes, armas navais avançadas e um centro de fabricação de armas.

O Exército responsabilizou a "a organização terrorista Hamas dos graves ataques contra civis israelitas", já que tem o controle do enclave.

Os incidentes ao longo da madrugada acontecem apesar da Jihad Islâmica ter anunciado ontem a volta do cessar-fogo estipulado em 2014 entre Israel e as milícias de Gaza com mediação egípcia, após a jornada mais violenta desde então, com o lançamento ontem de 70 projéteis e foguetes desde a Faixa e mais de 35 bombardeios israelitas de represália.