Topo

Ministério do Interior afegão é alvo de ataques com explosivos e tiros

30/05/2018 06h46

Cabul, 30 mai (EFE).- Vários insurgentes atacaram, nesta quarta-feira, o Ministério do Interior do Afeganistão, em Cabul, onde aconteceu primeiro uma explosão e depois um tiroteio que continua entre os atacantes e as forças de segurança, informou à Agência Efe uma fonte da polícia.

O ataque ao novo complexo do Ministério do Interior começou por volta das 12h (horário local, 4h30 de Brasília) com uma explosão na entrada, embora não esteja claro que se tratou de um atacante suicida ou uma bomba, que abriu passagem para um número indeterminado de atacantes, afirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danish.

"Até o momento, apenas um policial ficou ferido, não temos mais informações sobre novas vítimas", explicou o porta-voz.

Ele acrescentou que os atacantes passaram pelo primeiro posto de controle e estão trocando tiros com as forças de segurança.

No entanto, ele garantiu que o novo complexo ministerial, inaugurado no ano passado, está fortemente protegido, com vários controles de segurança antes de chegar ao edifício principal, por isso é muito difícil para os insurgentes avancem.

"Não é motivo de preocupação para nós, a situação está totalmente sob controle", afirmou o porta-voz.

Cabul sofreu vários ataques suicidas neste ano, o mais grave foi registrado em janeiro, quando talibãs explodiram uma ambulância perto do antigo Ministério do Interior, onde ainda operam algumas dependências oficiais, deixando mais de 100 mortos.

O último grande ataque na capital ocorreu no final do mês passado, quando 25 pessoas, 10 delas jornalistas, morreram em um duplo atentado.

O Afeganistão atravessa uma dos seus períodos mais sangrentos desde o fim da missão de combate da OTAN, em janeiro de 2015.