Topo

Papa quer visitar Iraque após formação de novo governo, diz ministro

30/05/2018 12h05

(Corrige título).

Bagdá, 30 mai (EFE).- O Ministério de Relações Exteriores do Iraque informou que o papa Francisco deseja visitar o país após a formação de um novo governo, o que deve acontecer nas próximas semanas, depois da derrota do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em dezembro.

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, comunicou a intenção do pontífice ao embaixador iraquiano na Santa Sé, Omer Ahmed Karim Berzinji, durante uma reunião, conforme comunicado do governo iraquiano.

Parolin afirmou que a visita acontecerá "no marco do contínuo apoio da Santa Sé ao Iraque e para reforçar as relações bilaterais" entre os dois Estados. Berzinji reiterou a Parolin o convite para que Francisco vá ao país levar "uma mensagem de paz entre os filhos das diferentes religiões, após a vitória conseguida contra o grupo terrorista do EI".

O embaixador iraquiano aproveitou o encontro e parabenizou a escolha de 14 novos cardeais, entre o patriarca da Babilônia dos Caldeus, Louis Raphaël I Sako.

O governo iraquiano declarou em dezembro do ano passado a vitória contra o EI, que entrou no país em 2014, conquistou grandes partes do território e perseguiu minorias cristãs presentes principalmente no norte. Cerca de 120 mil cristãos sofreram com o deslocamento forçado em 2014 e praticamente a metade deixou o Iraque desde então, segundo a Igreja.