Trump quer construir relação com Sánchez e reitera apoio à Espanha

Washington, 1 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que espera construir uma relação com o novo presidente do governo da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, e "confirmar seu apoio" a uma "Espanha forte e unida", disseram à Agência Efe fontes da Casa Branca.

"A Espanha é resiliente, como mostra a transição sem problemas para a liderança do presidente Pedro Sánchez. Continuaremos trabalhando com a Espanha, um aliado próximo na Otan, em uma ampla gama de prioridades de segurança", afirmou um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional do governo americano.

"Apreciamos muito a liderança da Espanha na estabilização do Iraque e na abordagem das crises no norte da África e no Sahel. O presidente (Trump) espera estabelecer uma relação com o novo governante e confirmar o nosso apoio a uma Espanha forte e unida", acrescentou a fonte.

Em um pronunciamento anterior, fontes do Departamento de Estado disseram à Efe que a Espanha é um dos aliados "mais próximos" dos Estados Unidos, por isso esperam continuar "trabalhando estreitamente com o novo governo".

O socialista Pedro Sánchez foi eleito hoje como novo presidente do Governo da Espanha, ao receber o apoio da maioria do Congresso dos Deputados a uma moção de censura que derrubou o mandato de seu agora antecessor, o conservador Mariano Rajoy, que estava no cargo desde dezembro de 2011.

A moção foi apresentada há uma semana pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), após a divulgação da sentença da Justiça espanhola que condenou o Partido Popular (PP), liderado por Rajoy, por se beneficiar de um esquema de corrupção. O texto foi aprovado hoje de manhã no Congresso por 180 votos a favor, que superaram os 169 contra e uma abstenção.

Sánchez assumirá o posto amanhã, em cerimônia com a participação do rei Felipe VI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos