Milícias palestinas em Gaza lançam 2 projéteis contra Israel

Jerusalém, 2 jun (EFE).- Milícias palestinas em Gaza dispararam neste sábado contra Israel dois projéteis que ativaram as baterias antiaéreas no Conselho Regional de Eshkol, no sul de Israel, informou o Exército em comunicado.

"Dois lançamentos foram detectados desde Gaza contra território israelense. O sistema de defesa aéreo Cúpula de Ferro interceptou um dos lançamentos e o outro (projétil) aparentemente caiu na Faixa", informou a nota, que não indicou se houve vítimas.

Trata-se do primeiro incidente desse tipo desde que no último dia 30 de maio as milícias palestinas interromperam os lançamentos de foguetes em Gaza, que tinham chegado a ser mais de 100 em menos de 24 horas.

O Exército israelense respondeu com bombardeios contra mais de 60 infraestruturas militares dos movimentos islamitas Hamas e Jihad Islâmica, que reivindicaram a autoria dos disparos, e que sofreram, segundo fontes militares de Israel, "um golpe significativo" nas suas capacidades militares.

A escalada de tensão desta semana entre Gaza e Israel foi a pior desde a operação militar Margem Protetora de 2014.

Após a volta de uma aparente calma, o porta-voz militar israelense, tenente-coronel Jonathan Conricus, disse à Agência Efe que, embora a situação fosse relativamente tranquila, a tensão "não acabou" e tudo depende do que fizer o Hamas, a quem Israel responsabiliza pelas agressões procedentes de Gaza, onde mantém o controle desde 2007.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos