Conservador Janez Jansa vence eleições na Eslovênia, segundo boca de urna

Zagreb, 3 jun (EFE).- O conservador Partido Democrata Esloveno (SDS), do ex-primeiro-ministro Janez Jansa, venceu as eleições legislativas realizadas neste domingo na Eslovênia, segundo uma pesquisa de boca de urna divulgada após o fechamento dos colégios.

O SDS, que centrou sua campanha na rejeição à imigração, obteria o apoio de 24,4% dos eleitores, segundo a pesquisa da agência Media para a emissora pública eslovena "TvSlo".

A recém criada Lista de Marjan Sarec (LMS), liderada por um antigo humorista de 40 anos que se tornou um político liberal, seria o segundo partido mais votado na Eslovênia, com 12,6%.

Sarec, em uma primeira reação, reconheceu a vitória de Jansa e lhe desejou sorte, mas ressaltou que não negociará nenhuma coalizão com o líder conservador, segundo a agência de notícias "STA".

Os analistas previram que Jansa, de 59 anos, terá dificuldades para formar governo, já que não terá uma maioria parlamentar para dirigir o país sozinho e quase todas os partidos rejeitam uma aliança com um "populista de direita".

O terceiro lugar seria ocupado pelo Partido do Centro Moderno (SMC), do até agora primeiro-ministro Miro Cerar, com 9,8% dos votos, o que contrasta com seu resultado de 2014, quando obteve quase 35% dos votos.

O partido Esquerdo teria conseguido 9,5% dos sufrágios; os Social-Democratas 9,3%; a conservadora Nova Eslovênia (NSi) 6,6%; e o Partido dos Aposentados (DeSUS) 5%, segundo a pesquisa.

Só a NSi se mostrou aberta a entrar em coalizão com o SDS, mas seu apoio não seria suficiente para conseguir uma maioria parlamentar.

Jansa afirmou hoje ao votar que cooperará com "todos os que estão dispostos a trabalhar pelo bem da Eslovênia" e se mostrou confiante em conseguir uma maioria.

O líder do SDS já foi primeiro-ministro em duas ocasiões, entre 2004 e 2008 e entre 2012 e 2013, ano no qual foi condenado a dois anos de prisão por corrupção, dos quais só cumpriu seis meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos