Topo

Sobe para 110 número de mortos após erupção de vulcão na Guatemala

AFP
Imagem: AFP

09/06/2018 15h07

Guatemala, 9 jun (EFE).- Subiu para 110 o número de mortos devido à erupção de domingo no Vulcão de Fogo da Guatemala, enquanto a ajuda humanitária chega aos afetados pela atividade vulcânica, segundo informaram as autoridades.

O último boletim da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) detalha que foram recuperados 110 corpos e que há 57 pessoas feridas.

Outros 197 habitantes continuam desaparecidos, 12.407 foram evacuados e 4.175 se encontram em albergues. No total, 1.713.617 pessoas foram afetadas.

Leia também:

O avião ambulância das Forças Armadas do México voltou à Guatemala neste sábado para transferir outros dois pacientes que ficaram queimados durante a atividade vulcânica.

Os guatemaltecos foram levados ao Ceniaq, órgão especializado no atendimento de queimados, para onde também foram levados outros dois na sexta-feira.

A assistência humanitária continua a chegar aos abrigos disponibilizados tanto pelo governo como pelo setor privado para coletar alimentos para os desabrigados, informou Conred.

Foi enviada maquinaria pesada à região dos desastres neste sábado com o objetivo de desbloquear a estrada da Rota Nacional 14.

Até agora, o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) não reportou nenhuma novidade no Vulcão de Fogo, que apresenta desgaseificação a baixa altura e explosões fracas neste sábado.