Topo

Kim diz a Trump que cúpula se assemelha a "um filme de ficção científica"

11.jun.2018 - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acompanha o presidente dos EUA, Donald Trump, no início da histórica cúpula EUA-Coreia do Norte realizada no Hotel Capella, na ilha de Sentosa, em Singapura - Saul Loeb/AFP
11.jun.2018 - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acompanha o presidente dos EUA, Donald Trump, no início da histórica cúpula EUA-Coreia do Norte realizada no Hotel Capella, na ilha de Sentosa, em Singapura Imagem: Saul Loeb/AFP

12/06/2018 01h31

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, disse nesta terça-feira ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que a cúpula que entre os dois realizada em Singapura se assemelha a "um filme de ficção científica".

"Muitas pessoas ao redor do mundo vão pensar que isso é algum tipo de fantasia de um filme de ficção científica", disse o líder norte-coreano ao presidente americano, durante um breve passeio no hotel Capella, na Ilha de Sentosa, segundo as palavras de seu tradutor, captado pelas câmeras presentes no encontro.

Kim poderia estar se referindo ao caráter histórico e inesperado do encontro entre os dois líderes, que apenas há um ano trocavam insultos e ameaças durante uma fase de máxima tensão entre Pyongyang e Washington.

O líder norte-coreano também lembrou a tradicional hostilidade entre as duas nações e as dificuldades enfrentadas até a realização da reunião, durante um encontro que ambos tiveram no início da cúpula.

"Não foi fácil chegar até aqui. As antigas práticas e os preconceitos taparam nossos olhos e ouvidos e dificultaram nosso caminho, mas conseguimos superar tudo isso para chegar até aqui", comentou Kim, em coreano.

A cúpula de hoje, cujo objetivo é debater o possível fim do programa nuclear de Pyongyang, é a primeira entre governantes dos dois países após quase 70 anos de tensões por causa da Guerra da Coreia (1950-1953), incluindo 25 de negociações frustradas sobre o chamado processo de desnuclearização norte-coreano.