Rússia elogia cúpula Trump-Kim, mas acredita que resultados devem demorar

Moscou, 13 jun (EFE).- A Rússia saudou, nesta quarta-feira, o início do diálogo direto entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, mas pediu para não esperar resultados rápidos.

"É preciso comemorar pelo simples fato que a reunião foi realizada e o diálogo direto tenha estabelecido", disse o porta-voz da presidência da Rússia, Dmitry Peskov.

No entanto, ele acrescentou que não cabe esperar a solução para o problema da desnuclearização da península "de forma precipitada", pois trata-se de uma série de "problemas entrincheirados".

"Ainda temos que analisar em detalhes o resultado dessa consulta", explicou.

Além disso, Peskov observou que reuniões como a de Trump com Kim "independente de seus resultados, favorecem o diálogo na península e afastam a situação do ponto crítico no qual estava há meses".

Além disso, a cúpula em Singapura, segundo Peskov, corrobora a postura de Moscou que "não há alternativa aos métodos políticos e diplomáticos para a resolução de problemas" na península coreana, e acredita que o diálogo direto é a única maneira de alcançá-lo, "uma situação que estamos observando agora".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos