PUBLICIDADE
Topo

Guarda Costeira da Líbia intercepta 538 migrantes em apenas 1 dia

21/06/2018 22h46

Trípoli, 21 jun (EFE).- A Guarda Costeira da Líbia interceptou no litoral do país dois botes de borracha à deriva com 237 migrantes a bordo que tentavam atravessar o Mediterrâneo, informou nesta quinta-feira à Agência Efe Ayub Qacem, porta-voz das Forças Navais.

Um total de 169 resgatados, entre os quais estavam duas crianças e três mulheres, são de nacionalidade sudanesa enquanto os demais são de distintas nacionalidades africanas.

Todos foram transferidos à base naval de Trípoli onde receberam assistência médica, exceto dois deles que foram transferidos ao hospital em estado grave.

O primeiro bote foi localizado a 20 milhas náuticas de Sebratha, um dos principais núcleos do contrabando de pessoas no norte da Líbia, e o segundo a 38 milhas de Qarabuli (ao leste de Trípoli), detalhou o porta-voz.

Nesta mesma madrugada a Guarda Costeira líbia havia interceptado outros dois botes de borracha na costa de Qarabuli com um total de 301 migrantes, incluindo 46 crianças e três mulheres, enquanto outras três pessoas morreram.

As praias que se estendem entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia se transformaram nos últimos dois anos no principal reduto das máfias que traficam seres humanos, apesar da presença de patrulheiras europeias.

Segundo dados da Organização Internacional de Migração (OIM), órgão vinculado à ONU, mais de 171.635 imigrantes irregulares conseguiram atravessar para a Europa em 2017, enquanto 3.116 desapareceram no mar.